Com a flexibilização da quarentena, empresas buscam manter o sistema híbrido de trabalho. Saiba as vantagens desse modelo e conheça a importância da tecnologia e segurança da informação

 

Em 2020, o que se imaginava que duraria apenas duas semanas, foi se estendendo ao longo de mais de um ano e, em decorrência da pandemia, foi necessário que grande parte das empresas migrasse para o home office como uma maneira de suprir as demandas de trabalho em meio ao isolamento social. Com a flexibilização da quarentena, muitas instituições se preparam para adotar o sistema híbrido de trabalho de forma permanente.

À medida que mais pessoas são vacinadas contra a Covid-19 e o isolamento social se torna menos rígido, as empresas passaram a considerar o sistema de trabalho híbrido, uma vez que a experiência do home office trouxe diversos benefícios, como o aumento de produtividade das equipes, vantajoso para os líderes, e a flexibilidade de trabalho, considerada positiva do ponto de vista dos funcionários. No entanto, é necessário que as organizações se atentem, principalmente, para a importância de investimentos referentes à tecnologia e a segurança da informação.

 

O que é o sistema híbrido de trabalho?

O sistema híbrido de trabalho é o modelo no qual os funcionários revezam, durante a semana, os dias em que atuam no home office e os dias nos escritórios. Há empresas que preferem alternar equipes em escalas na semana, ou seja, com grupos que trabalham presencialmente às segundas, quartas e sextas, e outros às terças e quintas. Independentemente de como a companhia planeja organizar essa nova rotina, o importante é que seja viável tanto para os líderes quanto para os colaboradores.

Esse modelo não é uma novidade, e já era adotado por algumas organizações, principalmente por startups, uma vez que os escritórios podem ter um espaço menor, sendo consequentemente mais baratos.

Segundo uma pesquisa da Associação Nacional para Economia Empresarial (NABE), 80% das empresas brasileiras devem adotar o sistema híbrido de trabalho como padrão. Seguindo a tendência, o estudo feito pela Runrun.it demonstrou que 82,7% dos líderes são a favor de trabalhar em home office alguns dias da semana, ao mesmo tempo em que 81,5% dos funcionários concordam com a ideia do sistema híbrido de trabalho.

 

Quais as vantagens do sistema híbrido de trabalho?

As características do sistema híbrido de trabalho garantem vantagens não apenas para os colaboradores, mas também para as empresas. Confira algumas abaixo:

 

Aumento da produtividade

No início da quarentena, a principal preocupação dos líderes era sobre a produtividade dos seus funcionários durante o trabalho remoto. No entanto, ao contrário do que imaginavam algumas organizações, o home office fez com que a produtividade aumentasse, é o que garante um estudo da Microsoft. Na pesquisa sobre as consequências da pandemia da Covid-19 no desempenho das empresas, 82% dos gestores afirmaram que a performance dos seus colaboradores estava tão eficiente quanto antes do isolamento social, pois assim como no sistema de híbrido de trabalho, atuar remotamente permite que os funcionários utilizem melhor o tempo.

Com o modelo, os colaboradores gastam menos tempo no trânsito, se deslocando até o escritório. Além de evitar as possíveis interrupções e barulhos recorrentes nos workspaces, com a flexibilidade de horários, os funcionários têm a opção de trabalhar no período em que se sentem mais produtivos, seja bem cedo pela manhã, ou durante a noite. No sistema híbrido de trabalho, os colaboradores trabalham melhor, mais descansados e menos estressados, o que aumenta a sua produtividade.

 

Diminuição dos gastos

Com menos funcionários atuando presencialmente, o sistema híbrido permite que a empresa diminua os gastos com água, luz, material de escritório, manutenção da infraestrutura do espaço, entre outros custos. Além disso, também não é necessário manter um escritório grande, com mesas definidas para cada um dos colaboradores, sendo possível alugar um workspace menor, aconchegante e, consequentemente, mais barato.

 

Agilidade na realização de tarefas

Para que o sistema híbrido de trabalho seja um sucesso, é fundamental que as tarefas e demandas sejam realizadas com agilidade. Uma vez que esse modelo depende, em grande parte da comunicação online, é preciso que tudo seja resolvido com menos complicações e sem burocracias.

É provável que no começo gestores e colaboradores levem um tempo para se adequar à nova realidade, mas com a prática melhorias vão surgindo, tornando a realização de tarefas mais ágil. No entanto, para depender dos recursos online é primordial que as instituições invistam e avancem rapidamente na transformação digital. Entenda qual a importância da tecnologia para o sucesso do sistema híbrido de trabalho.

 

Qual a importância da tecnologia para o sucesso do sistema híbrido de trabalho

A necessidade do home office em decorrência da pandemia fez com que muitas empresas se vissem obrigadas a acelerar o processo de transformação digital, que antes caminhava sem grande urgência. Em um estudo feito pelo Capterra, 63% dos líderes afirmaram que suas organizações buscaram novas ferramentas digitais em resposta ao trabalho remoto. Dessa mesma forma, procurar por soluções tecnológicas é garantir o sucesso e sobrevivência de uma empresa no sistema híbrido de trabalho.

Um dos benefícios do sistema híbrido de trabalho é permitir que as instituições consigam evoluir suas estratégias e processos, por isso é fundamental investir em tecnologias e ferramentas que não deixem a equipe na mão. É importante estar atento às melhores tecnologias disponíveis no mercado, como o i-NET, o roteador de internet avançado da CTECH, desenvolvido especialmente para evitar a instabilidade da rede e a lentidão na navegação, permitindo também o bloqueio de sites não autorizados, garantindo a produtividade durante o trabalho remoto.

Entretanto, com o acesso às plataformas da empresa realizado a partir do computador pessoal dos colaboradores, é possível que os dados e informações corporativas fiquem vulneráveis às ações de hackers, por isso investir na segurança da informação também é imprescindível para evitar prejuízos financeiros, crises de imagem e, até mesmo, ações judiciais.

 

Como evitar ataques cibernéticos através da segurança da informação?

No modelo presencial, as informações corporativas são feitas na própria empresa, isto é, numa estrutura já preparada para evitar prováveis ataques de hackers. Uma vez fora desse ambiente, como acontece no sistema híbrido de trabalho, surge a preocupação com o vazamento de dados confidenciais, o que pode comprometer os negócios de uma organização, representando um risco inclusive para os clientes e colaboradores.

O estudo de 2021, realizado pela Check Point Software Technologies, demonstrou que entre os principais desafios da administração do sistema híbrido de trabalho, 40% se referem à necessidade de oferecer suporte ao acesso remoto para os dispositivos utilizados pelos funcionários. A mesma pesquisa ainda aponta que 54% das invasões cibernéticas ocorreram nos setores de finanças.

Uma das soluções para driblar a ameaça dos ciberataques no sistema híbrido de trabalho é a segurança baseada na Nuvem (Cloud). Segundo a Check Point, a fim de cumprir com a demanda de tarefas, 66% das empresas têm migrado para o armazenamento em drives online, quem nem sempre oferecem todos os recursos de segurança necessários ou, quando os oferecem, possuem altíssimo custo.

Pensando na privacidade, segurança e disponibilidade de informações confidenciais das organizações, a CTECH oferece o i-SERVER, um servidor de controle de acessos tanto para armazenamentos locais como em nuvem. Esse serviço permite às empresas restringirem o acesso de pessoas não autorizadas aos dados sigilosos, organizando o fluxo de arquivos e tarefas, garantindo a segurança dos dados, já que também evita o vazamento de informações.

Com a tendência do trabalho híbrido no Brasil após a pandemia e com as notícias cada vez mais frequentes de ataques cibernéticos, como aconteceu com as Lojas Renner e JBS, recentemente, investir em sistemas de segurança e ferramentas digitais que melhorem a produtividade dos colaboradores deve estar entre as prioridades das corporações de todos os portes. E a CTECH, especializada em serviços para pequenas e médias empresas, possui soluções completas para atender as suas necessidades.

Entre em contato conosco para saber mais!