VoIP ou telefonia IP são tecnologias que podem otimizar a comunicação de empresas e pessoas, dando a possibilidade de melhorar a qualidade dos atendimentos telefônicos, aumentando a estabilidade e a produtividade da equipe

A tecnologia VoIP ou telefonia IP otimiza a comunicação e os sistemas de atendimento nas empresas. São eficazes e, por utilizar a internet para seu funcionamento podem gerar economia de até 70% para quem a utiliza.

Por isso, preparamos esse artigo para que você entenda o que é VoIP ou telefonia IP, suas vantagens e para que possa optar pela melhor tecnologia de telefonia para sua empresa.

 

O que é VoIP? 

 

Voz sobre IP é o termo que dá origem a sigla VoIP, originalmente do inglês Voice Over Internet Protocol. Também conhecido como telefonia IP ou ainda telefonia pela internet, o VoIP é uma tecnologia que permite fazer e receber ligações usando uma conexão com a internet. Tecnicamente falando, é o roteamento das conversas entre as pessoas pela internet ou rede de computadores com IP, ao invés de se usar o tradicional e obsoleto sistema ponto a ponto analógico trafegando em cabos de telefonia convencional.

Normalmente, o VoIP é mais barato que o analógico, pois utiliza o plano de Internet que a empresa já possui contratado para trafegar além dos dados convencionais (sites, e-mails, vídeos e etc), também as comunicações por voz (ligações telefônicas). Veja outros pontos sobre e o que é a tecnologia VoIP e como ela funciona:

 

  • O VoIP permite receber e fazer ligações por meio de conexão de rede IP, localmente na empresa ou através de uma conexão de internet.
  • É bastante flexível quanto ao aparelho que se usa, pois pode funcionar a partir de um telefone específico (chamado telefone IP), através de computador, notebook, tablet ou smartphone através de um aplicativo específico (chamado Softphone); ou ainda através de um telefone convencional, desde que tenha sido adaptado para funcionar com a tecnologia VoIP;
  • Aplicativos de mensageria instantânea como WhatsApp, Telegram entre outros, recentemente ganharam muito mercado incorporando a tecnologia VoIP em seu funcionamento. Com isso, “roubaram” inúmeros clientes das operadoras de celular convencional que acabaram por, na maioria dos casos, abrir mão dos planos com “minutagem”, passando a focar seus esforços de venda em planos de dados (Internet), já que poucas pessoas seguem ainda utilizando a telefonia celular convencional para comunicação;
  • As ligações no VoIP podem ser nacionais ou internacionais, pois podem trafegar pela Internet;
  • As ligações são mais seguras, pois podem ser criptografadas, impedindo interceptações e grampos.

 

 

Vantagens do VoIP ou telefonia IP 

 

As novas tecnologias permitem que as empresas tenham acesso às opções de serviços e soluções de variados preços e desempenho. Isso fica claro com o VoIP ou telefonia IP, que oferece um funcionamento eficaz que trafega pela internet sem a necessidade de linhas telefônicas convencionais.

Com o volume de empresas crescendo e com empreendedores mais conscientes de que sistemas e tecnologias adequadas para o modelo de negócio são impulsionadores de resultados positivos, a oferta de serviços de VoIP também aumentou, dando melhores condições para a contratação do serviço.

A CTECH, empresa de tecnologia especializada em atender pequenas e médias empresas, busca oferecer uma solução concisa e eficiente para as empresas, onde se destaca uma implementação simples de uma central telefônica VoIP, o i-PBX, que possibilita atendimento telefônico automático, ligações para pessoas que estão fora da empresa, transferência de ligações para equipe onde ela estiver, facilidade para aumento do número de ramais, mensagens de voz diretamente por e-mail e gravações das ligações de telefone, entre outras funcionalidades .

Investir na qualidade da telefonia faz diferença para o desempenho da equipe, mas é importante ressaltar que o impacto positivo na percepção do cliente é um grande diferencial.

Soluções que tem VoIP como base evitam e resolvem problemas operacionais no dia a dia das empresas. Uma central de atendimento com VoIP fica mais dinâmica, estável e, ao mesmo tempo, flexível, já que é possível investir em novas funcionalidades e melhorias a partir da tecnologia e a economia que ela proporciona.

Facilitadores como o i-PBX oferecido pela CTECH prevêm o crescimento da sua empresa e já oferecem um modelo de Central Telefônica que comporta a expansão.

Esperamos ter ajudado com este artigo e que as informações tenham sido suficientes para tirar as dúvidas sobre a tecnologia VoIP ou telefonia IP e o que é melhor para o momento do seu negócio.