Uma gestão de TI eficiente configura uma vantagem competitiva, pois otimiza os processos, dos mais simples aos complexos, centralizando todo o apoio operacional. O melhor suporte é aquele que entrega o que sua empresa precisa sem onerar demais a operação

Não resta dúvidas que o empreendedor precisa delegar. Para muitos isso é um desafio, mas aprender a delegar é essencial não apenas para tarefas cotidianas, como principalmente em áreas onde é imprescindível uma alta performance, segurança e estabilidade, pois devem ter profissionais especializados zelando por elas. É o que vamos abordar sobre o Service Desk, um serviço especializado de suporte técnico para manutenção de itens tecnológicos de pequenas, médias e grandes empresas, que visa resolver ou evitar problemas nos computadores e dispositivos de rede, incluindo a troca de componentes, limpeza, formatação, avaliação de integridade, entre outros, para que as tarefas continuem sendo realizadas com eficiência contando com a tecnologia da informação, que é um fator determinante nos dias atuais.

Você pode estar pensando agora: “ah, mas eu conheço uma pessoa que entende de computadores e pode me atender quando um problema acontecer”. Parece simplório, mas o alerta aqui é que isso pode custar muito para seu negócio, principalmente quando ao não contar com atendimento especializado a detecção de um problema e sua solução passe a demorar demais ou simplesmente estar errada. Isso porque uma gestão de TI eficiente configura uma vantagem competitiva, pois otimiza os processos, dos mais simples aos complexos, centralizando todo o apoio operacional em um único profissional, consultoria ou empresa.

 

Gestão do Service Desk

 

Para o trabalho dos analistas de Service Desk, essa demanda pode ser gerida de forma:

Virtual: não possui localização física, mas vários pontos de suporte e usuários em diferentes locais. A empresa contará com atendentes que prestarão apoio remoto para triagem e detecção de problemas. Nesse modelo pode ocorrer a necessidade de contar com um profissional que compareça na empresa ou um colaborador capacitado para atender aos comandos durante a manutenção ou para cumprir com a compra ou pedidos de peças, agendamentos de manutenção presencial ou outras necessidades do tipo, para citar algumas. É uma solução que precisa de um gerenciamento mais detalhado, pois tende a gerar mais custos para a empresa na necessidade de mais pessoal;

Local: quando os usuários do sistema e o Service Desk compartilham o mesmo espaço físico. É uma solução que pode gerar uma sensação de segurança para os gestores da empresa por ser um atendimento exclusivo, porém, a possibilidade de aumentar os custos para a empresa é enorme. No caso de empresas que mantêm departamentos com políticas próprias ou unidades em diferentes endereços, ter um Service Desk em cada local é um investimento altíssimo;

Centralizado: quando está fisicamente localizado em um ponto (central) e usuários podem enviar suas requisições de diversos locais, como outros estados ou departamentos espalhados por locais diferentes e que precisam seguir uma política própria. Podemos citar como exemplo aqui as empresas de telemarketing que, embora prestem o mesmo serviço para os clientes, precisam determinar quais sistemas serão usados para cada um e quais permissões de acesso para eles. Desta forma, o analista atende as solicitações na central vindos de pontos diferentes, ou não.

 

Service Desk como serviço – solução econômica para empresas

 

Não se assuste com as definições, se sua empresa está em uma fase muito inicial de operação vale considerar buscar os diferenciais que as consultorias especializadas oferecem hoje em dia. O interesse pelo Service Desk e pelo seu papel dentro das organizações tem crescido de forma significativa nos últimos anos e para alguns segmentos do mercado sua necessidade já é uma realidade desde os primeiros meses de atividades, para que o apoio aos sistemas operacionais e de gestão que envolvem informações sensíveis, funcionamento do servidor, falhas na segurança, problemas de gerenciamento de e-mails e permissões e os monitoramentos estejam sempre alinhados com a rotina da empresa contratante.

 

CTECH – O Service Desk atrelado às necessidades e ao tamanho do seu negócio

 

Modelos de prestação de serviços, como os oferecidos pela CTECH, empresa de tecnologia especializada no atendimento de micro e pequenas empresas, oferecem para os clientes um Service Desk personalizado de acordo com as necessidades de cada negócio. Manutenções de hardware, como orçamento e troca de componentes, limpeza, formatação e avaliação de integridade, assim como a resolução de problemas, como lentidão, com upgrades de ou atualizações de programas, e paradas súbitas nos computadores são os que compreendem melhor as necessidades dos empreendedores que não podem deixar de contar com esses serviços, mas ainda têm uma estrutura financeira enxuta.

Vale mencionar que serviços como este, oferecido pela CTECH, requerem confiabilidade, transparência e que ele esteja alinhado com as políticas de segurança da informação e com o modo escolhido na gestão de processos da empresa, pois este terá acesso direto aos diversos tipos de informação que a empresa gera e armazena. Por isso, a CTECH oferece um serviço mais completo para que a tomada de decisão do empreendedor seja mais assertiva. Com o Service Desk Presencial a manutenção do computador pode ser realizada na empresa ou externamente. Facilidades, como a compra de peças de reposição solicitadas durante a manutenção é, sem dúvida, uma economia de tempo e, embora a CTECH ofereça esse adicional, garante que a autonomia do cliente é preservada na decisão de comprar ou não as peças à parte do serviço de mão de obra que já faz parte do Service Desk Presencial.

 

Quais problemas o Service Desk da CTECH resolve?

Perda de produtividade por problemas no computador;

Perda de produtividade por inabilidade dos funcionários com a Informática;

Demora excessiva na resolução dos problemas do computador;

Alto custo com suporte de informática;

Custo variável com suporte de informática.

 

Quer saber mais sobre o Service Desk da CTECH? Entre em contato conosco. Temos o plano personalizado de acordo com as suas necessidades.