Ao levar em consideração desafios e riscos, como instabilidade de internet, interrupção dos serviços de aplicativos e vazamento de dados, escolher um servidor para empresa é uma decisão estratégica

Com a grande troca de informações e informatização de processos nas empresas cada vez mais comum e necessário para atuarem no mercado, a escolha do melhor servidor para a empresa ou local para armazenamento e salvamento de dados entrou para a lista de prioridades operacionais. Sendo assim, criamos esse comparativo entre drives virtuais x servidor na nuvem para facilitar essa escolha e, principalmente, para que seja consciente.

 

Drive virtual

Muitas vezes é a primeira escolha nas empresas e por pessoas físicas que querem optar por armazenamento em nuvem, dispensando Servidores, por possuir versões gratuitas e interface de configuração que, a princípio, dispensam o auxílio de um técnico capacitado. Não precisou de muito tempo, porém para que essa solução perdesse público para outras mais seguras e sofisticadas que suportassem a crescente necessidade das pessoas e das empresas em lidar com informações sensíveis, aplicativos e programas para diferentes necessidades.

Normalmente protegido apenas por usuário e senha, mas com opção de autenticação em duas etapas com o uso de token em app’s de celulares, os drives virtuais auxiliam a partilha de informações entre pessoas de dentro ou fora de sua organização, sem que seja necessário para isso grandes conhecimentos técnicos.

Vale lembrar que esse tipo de solução requer cautela das empresas pelos riscos de instabilidade que podem comprometer totalmente a produtividade, seja por eventual impossibilidade de acesso ou pelo seu conjunto de características que, de acordo com a configuração definida, podem ser causadoras de lentidão extrema, não só no acesso as informações armazenadas no drive, como também em qualquer outro serviço de Internet.

 

Afinal, o que vale mais a pena: ter um servidor na nuvem ou drives virtuais?

Então vamos entender como funciona um servidor na nuvem e se é indicado para sua empresa. O servidor na nuvem é uma solução que elimina a necessidade de um servidor local, do equipamento físico dentro da empresa, pois neste caso tudo é executado em ambiente virtual, com uma gestão centralizada e que facilita o acesso dos colaboradores ou operadores, desde que tenham acesso à internet.

Para simplificar o entendimento sobre a importância desse tipo de solução basta usar como referência a queda do Instagram e do WhatsApp, que aconteceu recentemente. A situação para as empresas que dependem dessas redes sociais para intermediar o contato e as vendas com os clientes foi caótica, isso pela falta de um backup ou um sistema hospedado em um servidor próprio que permitisse acesso a esses dados de clientes e a sua migração para outra plataforma durante a instabilidade global daqueles aplicativos.

Com o servidor em nuvem basta que os operadores tenham acesso à internet para acessar os dados e as funcionalidades que a empresa necessita para funcionar. Assim, todo o processo de gestão, entradas e saídas, vendas e a manutenção de informações ficam preservadas e disponíveis de forma descomplicada.

O servidor em nuvem melhora a produtividade no sentido de oferecer à empresa um benefício essencial nos dias atuais: a preservação dos dados em caso de invasões ao sistema da empresa. Em comparação com os drives virtuais, onde se um computador da rede for infectado ou invadido coloca a segurança de toda a estrutura em alto risco, a possibilidade de neutralizar um ataque contando com ferramentas e uma equipe especializada para isso é uma realidade quando se tem o servidor na nuvem.

A informação e, sobretudo, os dados são bens cada vez mais valiosos para as empresas, por isso, independente da escolha, é imprescindível estabelecer uma política de gestão desses dados o que inclui um indispensável backup organizado de forma a ser compatível com todos os aplicativos e ferramentas operacionais que a empresa utilize. Essa recomendação vem da CTECH, empresa especializada em tecnologia e que disponibiliza soluções como servidores na nuvem, o i-SERVER Cloud, backup na nuvem, o i-BACKUP e roteadores avançados contra ataques cibernéticos, o i-NET.

Segundo a CTECH, na gestão do servidor em nuvem aplicada pela empresa há um ganho na produtividade que vai além de poder acessar de qualquer lugar que tenha internet: a organização das informações, arquivos e programas que podem estar no diretório do servidor em nuvem e, principalmente, o controle rigoroso de acesso aliado a relatórios de auditoria, são, sem dúvida, um diferencial dos Servidores em nuvem versus os Drives Virtuais.

Atualmente, a gestão do TI de uma empresa é uma questão estratégica, sobretudo com a competitividade da presença digital e alcance de público tendo a internet como veículo de divulgação e campo para as operações de venda. Por esses motivos, pensar a implementação de um servidor na empresa está no patamar dos investimentos, na gestão de negócios e da produtividade, principalmente, quando se pretende o crescimento de equipe e escalar o negócio, independente do mercado em que ele atue.