O backup seguro de dados é importante para pessoas e empresas. Possibilita o contato com clientes na instabilidade de aplicativos e diminui riscos de vazamento de informações sensíveis

O empreendedor que usa as redes sociais para fazer o marketing dos seus produtos e serviços ou tem sua loja no Instagram, por exemplo, sofreu com as consequências do apagão do Facebook, Instagram e WhatsApp, que aconteceu no último dia 4 de outubro. Muitos simplesmente não venderam ou entregaram seus produtos e não deram continuidade aos atendimentos e pedidos porque não tinham históricos e contatos salvos, ou seja, quem não se atentou da importância de ter um backup com os dados dos clientes quando o WhatsApp caiu teve prejuízos por não ter como migrar para outra plataforma.

Foi quase um dia útil sem as redes sociais mais usadas no Brasil, aproximadamente sete horas que impediram o acesso de 3,5 bilhões de pessoas às funcionalidades dessas redes que foram incorporadas a vários tipos de negócios e na interatividade entre as pessoas de todo o mundo. O inconveniente ocorrido na gigante da tecnologia gerou perdas financeiras a pequenos e microempresários, de modo que a maior lição deixada nesse episódio é a confirmação do ditado “não monte seu negócio na casa dos outros”!

Não que esse modelo de lojas e oferta de serviços em redes sociais deva ser abolido, mas sim revisado, inserindo processos essenciais, como backup de dados que inclua os contatos, histórico de pedidos e demais informações dos clientes e prospects. Como fazer isso então?

Há fortes indícios de que a causa do apagão do Facebook tenha sido por falha humana durante a realização de uma alteração relacionada aos roteadores e servidores internos. Seja como for, a maneira como os brasileiros se viram reféns do Facebook, Instagram e WhatsApp colocou luz à percepção popular e equivocada de que a Internet se restringe ao que essas redes, ou utilitários para empresas e pessoas, oferecem. A falha grave deles [Facebook] mostrou uma falha grave dos empreendedores, sobretudo tendo soluções disponíveis, viáveis e facilmente contratáveis no mercado.

 

Os ciberataques no Brasil estão crescendo. O que os cibercriminosos buscam nas empresas?

 

Segundo o relatório da Netscout Threat Intelligence Report, os ciberataques no Brasil cresceram 16,17% no primeiro semestre de 2021, em comparação com mesmo período de 2020. Enquanto especialistas cruzam argumentos como o trabalho home office durante a pandemia e um maior número de pessoas integrando as redes para acesso remoto, o que fatalmente aumenta a vulnerabilidade das empresas.

Outubro nem acabou e já contabiliza ataques em grandes players nacionais. No dia 02, a central de atendimento da CVC ficou indisponível temporariamente até que um ataque fosse neutralizado e resolvido. No dia 14, foi a vez da Porto Seguro sofrer tentativas de invasão e ter seus canais de atendimento e sistemas instáveis.

No último domingo (17), a interrupção dos serviços em uma das maiores empresas de call center em operação no Brasil, colocou mais um alerta na comunidade de Tecnologia. A Atento sofreu um ataque cibernético e, mesmo não confirmando o tipo de ameaça que afetou seus sistemas e tendo resolvido o problema em poucas horas, terá seu caso nas preocupantes estatísticas que revelam uma perigosa fragilidade que pode atingir várias empresas.

Os cibercriminosos têm alvos muito claros: os dados de milhares de clientes que valem muito em um mercado paralelo ou o resgate desses dados que geram prejuízos enormes aos caixas das empresas e sua reputação. Um sistema de segurança eficiente seria o bastante, não fosse a sofisticação dos ataques, então é indispensável para as empresas ter um esquema efetivo de salvamento de dados e proteção à sua rede, além de, claro, formas de bloqueios muito mais ágeis.

 

Backup – uma prática indispensável

 

Ter o backup de dados atualizado e acessível compreende uma das boas práticas de gestão, colabora para administração, balanços e facilita o processo de vendas e remarketing. Uma boa política de backup deve oferecer segurança para a empresa e seus clientes, atendendo as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, oferecendo garantias quanto ao risco de vazamentos e rápido acesso quando necessário.

De acordo com a empresa de tecnologia CTECH, especialista em criar soluções para micro e pequenas empresas, a interrupção no acesso ao Facebook, Instagram e WhatsApp, plataforma essenciais a milhares de microempreendedores no Brasil, impactaria de qualquer forma todas as empresas, mas os danos podem ser minimizados com backup eficiente, redundância e um plano para operação em emergência, o que possibilitaria a continuidade de pedidos, o disparo de avisos ou a migração para outra ferramenta de mensagens, por exemplo.

Até mesmo para pessoas físicas, a CTECH não minimiza a importância de um backup independente em nuvem própria, como os oferecidos pela empresa, uma vez que os aplicativos de mensagens ou as redes sociais atualmente guardam muitas informações pessoais, sensíveis e valiosas, sobretudo no inbox.

O backup de dados já não é novidade, muito ao contrário. Apesar disso, de acordo com o Relatório de Proteção de Dados da Veeam 2021, que reuniu informações de mais de três mil tomadores de decisão em empresas globais, os entrevistados declaram que as empresas se consideram ineficientes em manter as demandas da Tecnologia de Dados na atualidade, colocando em risco sua performance e reputação. O relatório divulgou ainda que 14% de todos os dados nem têm seu backup feito e 58% dos backups falham, deixando os dados das empresas desprotegidos e irrecuperáveis no caso de interrupções por ciberataques.

E, assustadoramente, as interrupções inesperadas são consideradas comuns, atingindo 95% das organizações em um intervalo de um ano, o que remete a riscos altíssimos de perda de dados, uma vez que estimam que um em cada quatro servidores teve pelo menos uma interrupção inesperada no ano anterior. O resultado dessa instabilidade e despreparo das empresas em manter os processos de backup internamente ocorre na perda de dados com certa frequência, entre outros prejuízos.

As causas para esses problemas podem estar em falhas de finalização de backups, na restauração e distribuição desses dados no momento necessário ou até mesmo em erros de planejamento. As questões que podem parecer complexas para o micro e pequeno empreendedor, são triviais para empresas especializadas, por isso o que se mostra necessário é a adaptação a serviços como o i-BACKUP, que ao oferecer o armazenamento de dados em nuvem privada da CTECH com transmissão pela internet, garante a essas empresas o salvamento dessas informações quando incidentes como ciberataques ou panes inesperadas eventualmente atingi-las.