Estudo encomendado pela Dell confirma o óbvio para essa geração que empreende e trabalha dependendo da tecnologia, e coloca na mira notebooks e computadores lentos ou defasados como culpados pela baixa produtividade de funcionários

Stress, ansiedade, fadiga e dispersão são figurinhas carimbadas na rotina do trabalhador moderno. –A experiência recente do trabalho home office em tempos pandêmicos confirmou o que já se suspeitava: nem só as redes sociais e a falta de momentos de escape levam a esses problemas. A defasagem da tecnologia ou mau funcionamento de ferramentas de trabalho, como notebooks e computadores, podem prejudicar a produtividade de colaboradores, elevando níveis de stress, fadiga e até mesmo ansiedade por não conseguir entregar determinado trabalho ou respeitar determinado prazo.

O estudo feito pela Dell Technologies em conjunto com a EMOTIV, líder na área de soluções de neurociência e bioinformática, traçou o panorama de como os trabalhadores que precisam lidar com computadores lentos, defasados e que apresentam bugs têm sua produtividade negativamente impactada e levam cerca de 40% mais de tempo para realizar tarefas.

Na relação contrária, o estudo global chamado de Brain On Tech mostra que um equipamento ideal pode gerar economia de até 23 minutos por hora para os profissionais. Isso equivale a 37% (ou 15 horas) das 40 horas semanais de trabalho. E não é só isso! Um reforço positivo, emoção e empolgação foram observados nos participantes que tiveram contato com computadores bons e atualizados após a péssima experiência com computadores ruins.

Os participantes do Brain On Tech relataram ainda terem se sentido duas vezes mais estressados em desempenhar tarefas em computadores lentos e com bugs e que levaram um tempo três vezes maior para relaxar após a jornada de trabalho, mesmo com incentivo de músicas relaxantes.

O que esse estudo traz é uma confirmação de queixas comuns de colaboradores ou profissionais autônomos que acabam incorporando essas dificuldades e falhas em seus computadores à rotina de trabalho. O que não é necessário e, segundo o acompanhamento do estudo, prejudicial a produtividade a partir de um fator: o desgaste do material humano.

Por outro lado, nem sempre é viável na realidade da maioria das empresas adquirir novos computadores ou manter uma equipe de TI dentro da empresa dedicada exclusivamente ao atendimento dos colaboradores.

Por isso, a importância de optar por soluções, como manutenções pontuais, acompanhamento especializado e até mesmo a locação de computadores deve fazer parte do planejamento das empresas de todos os portes e segmentos. Esses serviços podem ser terceirizados, o que torna o investimento mais acessível.

 

O que uma empresa de TI oferece no atendimento a empresas nesse tipo de demanda?

 

Dentro de um leque de possibilidades é interessante que as empresas entendam o que realmente precisam, mas um bom TI oferece Help Desk e Service Desk que, mesmo terceirizado, consegue atender de forma ágil e eficiente. Adicionais como atualizações de equipamentos e softwares e a locação de computadores com o suporte embutido, são diferenciais economicamente interessantes para o pequeno ao médio empresário brasileiro nesse momento de economiza frágil e moeda desvalorizada.

Ao oferecer Help Desk, Service Desk e locação de computadores, por exemplo, a CTECH também visa atender essas pequenas e médias empresas que querem manter um ecossistema de TI saudável e eficiente para além dos equipamentos, sobretudo com essa ótica trazida pelo estudo da Dell.

O Service Desk da CTECH está preparado para oferecer suporte técnico especializado de informática a computadores, impressoras, celulares, tablets e periféricos, presencialmente na sede da empresa contratante ou na oficina da CTECH. O Help Desk atende pela internet ou telefone, podendo ser presencial dependendo da necessidade. Já a locação de computadores reúne os dois serviços com o benefício de ter um hardware sempre adequado a sua necessidade!

O uso dessas soluções reflete em economia e principalmente na qualidade de vida dos colaboradores, evitando os desgastes mostrados no estudo e melhorando efetivamente os resultados entregues pela equipe.