O período mais esperado do ano para compras está chegando. É preciso atenção aos golpes na Black Friday. Confira nossas dicas.

 

O dia de compras mais aguardado nos EUA há anos já caiu no gosto dos brasileiros. A última sexta-feira do mês de novembro, conhecida como Black Friday, leva milhares de pessoas às compras, atrás das promoções. E a pandemia da covid-19 promete aquecer a economia das vendas online.

Junto com o desejo do consumidor em adquirir produtos com bons descontos, também cresce o número de pessoas mal-intencionadas, que se aproveitam da impulsividade do momento, para aplicar golpes na Black Friday. É cada vez mais comum nesse período o consumidor ser pego de surpresa ao ver seus dados clonados ou comprar um item por uma “pechincha” e jamais recebê-lo.

Então, todo cuidado é pouco para que a tão sonhada compra não se torne um pesadelo.

 

Como se proteger de golpes na Black Friday

Algumas dicas simples são cruciais na hora de aproveitar uma promoção na Black Friday com segurança. Basta ter atenção e verificar os pontos que recomendamos nesse artigo.

Lei Geral de Proteção de Dados

A nova Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD oferece uma garantia a mais para o consumidor. Ela determina que os sites precisam ter o termo de consentimento visível sobre a coleta, armazenamento e uso de seus dados. Além de você saber por quem e como essas informações serão utilizadas e guardadas.

Seguindo esse princípio, a LGPD também obriga que as empresas forneçam para você a qualquer tempo o “contrato” sobre suas informações e sua relação com aquele site.

Claro que, quando um site já é criado com o objetivo de aplicar um golpe, provavelmente você não conseguirá reaver esses dados. De qualquer forma, se um ecommerce se preocupou em desenvolver esse termo de consentimento já é um indício de que a empresa não pretende agir com má-fé. De outro lado, se nada disso existir no site onde você pretende fazer a compra, desconfie!

Sites oficiais

Dê preferência para compras nas lojas oficiais. É muito comum no período da Black Friday surgirem inúmeros sites falsos, que usam imagens e dados dos ecommerces verdadeiros para enganar o consumidor.

Sendo assim, a melhor maneira de garantir o que anúncio é verdadeiro é evitar clicar em um link de uma promoção incrível que você recebeu por e-mail ou que apareceu para você ao acessar uma rede social.  Caso isso aconteça, entre pelo seu navegador no site oficial da loja e busque pela especificação do produto desejado, assim saberá se o anúncio é real.

Além disso, sempre se atente, na hora da compra se o site possui o selo de Certificação SSL. Ele garante a segurança dos seus dados e a criptografia dos mesmos, minimizando assim o risco de suas informações serem hackeadas durante a transição online.

Compre com cartão de crédito

Evite compras à vista, por depósito bancário, transferências ou boletos. Pode até parecer estranho, mas optar pela compra com cartão de crédito na Black Friday é uma medida de segurança. Isso porque caso ocorra alguma fraude, você pode contestar a despesa junto à operadora do cartão.

 

Golpes na Black Friday – Desconfie de promoções milagrosas

Pesquise os valores dos produtos que você deseja antes mesmo da Black Fryday e programe as suas compras. Assim, você conseguirá analisar se realmente fez um bom negócio ou se caiu na armadilha das lojas que sobem os preços dias antes da Black Friday para depois aplicar o “desconto maravilhoso”.

Além disso, sabemos que não há milagre. Se o item que você deseja está com um preço muito fora do comum se comparado aos outros sites, desconfie. É bem provável que seja uma promoção falsa e, se você comprar, provavelmente jamais receberá o produto. Ou se receber, corre o risco de ser algo totalmente diferente do que você adquiriu.

Use antivírus e plugins

Instalar antivírus e plugins no celular, ipad e computadores também ajuda a evitar golpes. O Google Chrome, por exemplo, tem extensões inclusive que ajudam a verificar se uma promoção é falsa ou até mesmo as mudanças sobre o preço de um produto, para você saber se caiu na armadilha do tudo pela “metade do dobro”.

Fica claro que é a Black Friday este ano será um período importante para o comércio nacional. Visto que, com a atual conjuntura, as compras online têm ganhado ainda mais força em virtude da necessidade do isolamento social. Sendo assim, o importante é saber que com atitudes simples é possível fazer suas compras com segurança, aproveitando as oportunidades reais do mercado.

Boas compras!