Entenda como a Lei Geral de Proteção de Dados colabora para a gestão hospitalar e como a tecnologia alinhada às novas diretrizes deve aprimorar as empresas de saúde

Nos dias de hoje, a tecnologia é uma aliada primordial para a comunicação e segurança dos dados de uma empresa. E nos serviços médicos não poderia ser diferente. A tecnologia na gestão hospitalar, seja em estabelecimentos de grande porte, clínicas ou laboratórios é fundamental tanto para o tratamento dos dados dos pacientes, como para o armazenamento e acesso dessas informações.

Além desses pontos, a tecnologia na gestão hospitalar se mostrou essencial para o enfrentamento das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, onde para além das medidas que garantissem a segurança sanitária, as telas e aplicativos romperam barreiras importantes para o alcance do atendimento de pacientes pela telemedicina. Assim como facilitou o acesso de prontuários, históricos de agendamento e resultados de exames pela internet. Aumentou a autonomia do paciente e agilizou processos que, antes mais burocráticos, esticavam o tempo de prognóstico, fragilizando a perspectiva de início de tratamento de doenças.

Certamente você já ouviu falar em vazamento de dados e, mesmo sem ter detalhes, conseguiu compreender o porquê de empresas comprarem dados para alavancar negócios, uma vez que informações de pessoas físicas e jurídicas valem muito. O problema é que a origem desses dados é, muitas vezes, de idoneidade questionável.

Agora imagine. São milhões de dados! Essa demanda requer cuidados especiais, por isso, atualmente se fala tanto em segurança de dados. Compreender como funciona a proteção de dados é uma medida urgente para as empresas, já que a partir do dia 01 de agosto desse ano a Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigência plena no Brasil.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não é um termo tão novo assim. Basicamente, a Lei 13.079/2018 protege e controla dados pessoais. Ela estabelece regras sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, trazendo segurança para o titular de dados e responsabilizando empresas e pessoas que utilizam esses dados a criar meios para protegê-los e evitar mal-uso.

Sendo assim, a Lei Geral de Proteção de Dados na gestão hospitalar vem colaborar com a gestão de dados sensíveis dos pacientes e de profissionais com um todo, seja na prática diária in loco ou, principalmente, com as informações armazenadas na nuvem para evitar casos como o recente divulgado ataque hacker a um grande laboratório brasileiro. Os prejuízos vão de extorsão a danos reputacionais para empresas e usuários e podem ser ainda maiores a partir de agosto deste ano!

Se para uma empresa de grande porte essa nova realidade gera instabilidade, imagine para a pequena e média? Uma eventual condenação por vazamento de dados pode simplesmente significar o fechamento de uma empresa pequena e média!

 

O armazenamento na nuvem e a gestão hospitalar

 

Os servidores em nuvem são soluções validadas por grandes corporações e que, atualmente, são acessíveis para todas as empresas. Pela eficiência no armazenamento e gestão de informações a solução chegou a um nível de aperfeiçoamento e sofisticação capaz de proporcionar a segurança necessária dos dados mesmo quando funcionando em conjunto com outras ferramentas como backup programado ou outras usadas na rotina da empresa.

Na CTECH, soluções como i-SERVER e i-BACKUP, entre outras, funcionam exatamente como mencionado, proporcionando segurança e confiabilidade no armazenamento na nuvem para gestão hospitalar e para qualquer outro segmento também.

Muito além da maior escalabilidade de potência e espaço em comparação aos servidores físicos, o armazenamento em nuvem elimina preocupações com pane física e acidentes que prejudiquem o equipamento, além de permitir que os acessos aos dados sejam mais facilmente controlados e rastreados.

 

O celular no hospital como ferramenta de trabalho

 

A telemedicina se popularizou, mas as telas têm outros potenciais na gestão hospitalar. Exemplo disso, são sistemas que modernizados permitem que colaboradores possam desempenhar suas funções com maior liberdade geográfica. O i-PBX da CTECH foi projetado para ser uma central telefônica otimizada que recepciona e distribui as ligações para os contatos registrados, ainda que eles não estejam dentro da empresa. A qualidade dos atendimentos fica superior, assim como as chances de novos negócios.

Ter um sistema integrado e seguro é essencial para qualquer empresa e, dentro da gestão hospitalar, a importância também está no ganho de tempo para lidar com as demandas urgentes do trato com a saúde dos pacientes, com a organização das informações prestadas a parceiros e colaboradores, na comunicação, na gestão financeira e das equipes internas ou terceirizadas. Para essas necessidades a CTECH atende desde a implantação de equipamentos até a o suporte técnico empresarial.

Seja na gestão hospitalar e de saúde ou em qualquer outro segmento que sua empresa atue, fale com um de nossos especialistas e vem com a gente para muito além da tecnologia!